domingo, 4 de setembro de 2011

Projeto Residencial-FAAL Prof. Clarissa


Ao desenvolver este projeto, nossa preocupação foi adequar o espaço as necessidades de Tiago bem como fazer com que este se torne cada vez mais o seu lar e não apenas sua moradia. O jovem, que mora sozinho e permanece na casa apenas durante a semana,busca conforto e praticidade para que ele possa além de residir, receber seus amigos para um happy hour. Com isso, nosso compromisso principal com o cliente é oferecer um espaço despojado com o máximo de conforto e sofisticação possível, adequando-nos as possibilidades financeiras do rapaz.
Encontramos neste projeto um dos pontos muito citados em aulas da disciplina de design de ambientes. Trata-se do desafio de criar soluções para os estreitos espaços que há nos apartamentos existentes no mercado atual. A área total do apartamento do nosso cliente é tecnicamente muito satisfatória inclusive por se tratar de uma pessoa que mora sozinha e recebe visitas esporadicamente, porém, com a divisão dos ambientes, principalmente pelo fato do apartamento ter quatro quartos sendo um suíte, os espaços tornam - se relativamente pequenos.
Como solicitação do cliente, nossa proposta não pode incluir mudanças na paginação de teto e piso bem como não é possível qualquer mudança estrutural, o que nos fez focar na elaboração de um projeto, de um modo geral, mobiliário. Ou seja, nossa meta é solucionar os problemas encontramos no interior do apartamento com móveis e afins.



Tiago Leme da Silva é um jovem de 32 anos, solteiro. Funcionário do Banco do Brasil há nove anos, gosta muito de seu trabalho, mas é na música que concentra toda sua energia. Vocalista da banda Pantro e do Vox Bar, sua preferência musical é o Rock e o Pop-Rock. Alguns de seus ídolos são Iron Maiden, Angra, Kiss, Bon Jovi, entre outros.
Nos últimos oito meses Tiago foi promovido e transferido para a cidade de Bauru – S.P.. Dividiu o aluguel de um apartamento com um colega de trabalho até então, mas decidiu ter seu próprio imóvel na cidade para proporcionar maior conforto a si mesmo e para seus familiares que o vista com certa freqüência.
Painel Semântico

O intuito da elaboração do painel semântico foi tentar transferir os pensamentos e sentimentos de Tiago para objetos e/ou cenas, os quais acreditamos que exemplificam a forma como vê e compreende o mundo.Não tivemos dificuldade alguma em montar o painel pois nosso cliente nos demonstrou claramente quais são seus gostos,o que lhe dá prazer e quais são seus pensamentos. Por isto, acreditamos que este mostre com precisão quem é Tiago Leme.




Conceito

Em entrevista com o cliente, quando lhe foi questionado se havia alguma exigência por parte dele para o projeto, Tiago respondeu: “... Gostaria de ambientes onde eu me encontrasse algo marcante, onde inclusive outras pessoas batessem o olho e já soubessem de cara que esta é minha casa.” Foi a partir de então, que decidimos que nosso conceito seria o Eu.
Em pesquisas, Roy Ascott contesta a existência do “múltiplo- eu”.Segundo ele, cada indivíduo exerce uma postura conforme atividade executada, assim, a pessoa comporta-se de maneiras diferentes quando está no ambiente de trabalho ou em seu momento de lazer.


Através do briefing, perguntamos ao Tiago quais eram as cores que agradavam a ele na composição de ambientes. Ele nos respondeu que gosta de todas, mas que preferia as mais discretas. Portanto, compusemos ambientes em tons neutros, nos utilizando apenas de cores mais vibrantes nos quadros decorativos e na parede de matiz vermelha já existente. A regra de harmonia utilizada foi a de dois pares complementares.
















Através dos estudos realizados a partir da planta baixa, da visita e das imagens do local e de relatos do cliente, observamos que havia alguns problemas a serem resolvidos. Seriam estes: o layout da sala de T.V., uma vez que esta teria que ser divida entre a sala propriamente dita e um espaço para refeições devido ao fato de não haver nenhuma possibilidade de colocarmos uma mesa na cozinha, e a criação de um ambiente onde nosso cliente poderia conciliar seus estudos com seus hobbies.
Desde o início do projeto, nossa preocupação constituía-se no fato de trabalharmos com espaços estreitos, sem poder fazer alterações na paginação de teto e piso e na estrutura do apartamento, mas mesmo assim, oferecer ao cliente, ambientes amplos afim de que ele possa receber seus amigos de uma forma confortável,despojada e prática , uma vez que esta é uma solicitação do cliente.
Nosso desafio se iniciou quando observamos que não havia espaço para uma mesa na cozinha fazendo com que tivéssemos que dividir o ambiente destinado a sala de T.V, que por sua vez é a única entrada do apartamento e o local onde o cliente receberá seus amigos, com um espaço para as refeições. Foi então que nos surgiu à idéia de nos utilizarmos do sofá, para dividirmos, esteticamente, estes espaços. De um lado, então, teríamos um conjunto de jantar, e do outro, uma sala para recepção e T.V.




O escritório por sua vez, é relativamente amplo, pois o cliente não necessita de armários por não ter muitos objetos a serem guardados uma vez que já se utiliza dos armários do dormitório. Neste caso, como o cliente é extremamente ligado a família e prefere deixar os outros quartos livres para poder acomodar os parentes quando o vierem visitar, a idéia é reunir, no escritório, todos os objetos que lhe dão prazer e que os fazem relaxar. São a coleção de miniaturas de carros e a paixão pelos seus instrumentos musicais. Isto tornaria o escritório um lugar de refúgio e os demais espaços funcionais.




Quando iniciamos a construção das maquetes física e eletrônica, observamos que a idéia sugeria para a sala de T.V. poderia ser aperfeiçoada para um melhor aproveitamento do espaço.


O fato é que nossa idéia até então proposta, não era a mais conveniente para o ambiente, pois este se tornaria ainda mais estreito dando uma sensação de sufoco. Então, nos veio em mente à idéia de ao invés de “cortarmos” a sala com o sofá, posicioná-lo de outra forma para termos um melhor aproveitamento do espaço. Com isso, nos veio à mente também substituir a clássica mesa de jantar por um bistrô, tornando o espaço amplo, moderno e principalmente, jovem e casual, o que remete muito ao perfil do nosso cliente. As demais propostas não sofreram qualquer alteração.



Layout

Perspectiva Eletrônica





Maquete Física do Escritório


Nenhum comentário:

Postar um comentário