domingo, 4 de setembro de 2011

Projeto Corporativo FAAL - Prof. Renata


CONCEITO...


Nesse projeto de interior da loja Peugeot Marché, em Limeira - São Paulo, inspiradas pela marcante história da empresa, a idéia foi criar um ambiente para satisfazer clientes e funcionários a fim de proporcionar um clima agradável e receptivo. Como a Peugeot trata-se de uma marca fortemente solidificada e confiante, focalizamos nestes dois adjetivos da empresa e encontramos aquele que consideramos o conceito exato para o desenvolvimento do presente projeto: tradição. Como este é um conceito intangível, não há condições, por exemplo, de implementá-lo dando forma a um mobiliário.Assim, estudamos a possibilidade de implementá-lo,então, de forma substancial através de um espaço memorial que conta através de textos, fotos e vídeos, toda a trajetória da empresa francesa.


A partir da idéia de criar um ambiente que relate a solidificação da marca Peugeot no cenário mundial e a marcante presença da franquia francesa no Brasil, elaboramos a construção de um mezanino feito de estruturas metálicas. Este pavimento superior além de ser designado ao espaço memorial também servirá para que os clientes possam aguardar para serem atendidos ou por algum serviço que esteja sendo executado na oficina. Ainda neste pavimento, se encontrará a sala do departamento de executivo – onde o Presidente e/ou o gerente geral da Peugeot se instalam em visitas a concessionária. A baixo deste pavimento concentraremos em uma grande e arejada sala, as mesas de atendimento. O fato de concentrar este segmento em um só setor é importante para que haja maior integração entre vendedores e o setor de financiamentos. Em visita a loja, observamos que os vendedores têm necessidades de se comunicarem bem como com a parte de financiamentos e gerencia,acreditamos por tanto, que unindo-os em uma só sala, além de proporcionar mais praticidade aos funcionários, agilizaremos o processo de venda/financiamento diminuindo o tempo de espera do cliente e aumentando a possibilidade de novas vendas para os funcionários.
Ainda neste pavimento, localizado ao lado da sala de atendimento, está o espaço Kid´s.Esta é mais uma das preocupações que a Peugeot tem com seus clientes.O projeto adotado hoje pela Peugeot – Blue Box, destina um espaço reservado para que os clientes possam deixar seus filhos brincando.Isto não deixa de ser uma ótima estratégia de marketing da empresa uma vez que crianças são naturalmente imperativas e acabam não permitindo que seus pais analisem os veículos e de certa forma isto pode acarretar no fato do cliente não efetuar a compra do produto.A questão é que o presente espaço destinado a prática de entreter as crianças não atende a necessidade proposta e ainda oferece riscos aos usuários uma vez que a criança tem livre acesso a oficina bem como a demais espaços com circulação de veículos e ainda se encontra a um desnível de 20 cm de altura,proporcionando um sério risco de queda.A proposta do projeto para este espaço é deixar as crianças tão bem acomodada em instalações propicias a elas que os pais possam ter total tranqüilidade e tempo para analisem com calma e enfim efetuar a compra do veículo.Este espaço é cercado com uma única abertura e contém jogos e equipamentos eficazes para tarefa denominada.
Em nosso projeto constam também alterações quanto à disposição dos veículos semi-novos expostos na loja. Atualmente estes ocupam muito espaço e praticamente impedem a análise do mesmo bem como acesso ao balcão de peças e ao caixa. É possível ver nas imagens abaixa a solução encontrada pelo grupo e a resolução instantânea do problema. Além de sanar todos os itens já descritos, a nova disposição dos veículos também auxilia na solução de um dos problemas encontrados no interior da concessionária: disfarçar a escada de acesso a áreas restritas a funcionários. Como este ainda não foi totalmente eficaz na solução de tal problema, consta em nosso projeto um painel feito em tela de arquitetura que levará o logo da empresa. Optamos por esta material, pois além de contemporâneo é compatível com os produtos expostos na loja. Este cumprirá com o papel desejado, realçará o design inovador dos veículos e ainda, com a logomarca em grande tamanho servirá como um grande expositor da marca.
Porém, havia ainda o principal problema apontado pelos funcionários da loja e certificado pelo grupo no dia da visita ao local: falta de circulação de ar no interior do prédio.
Uma vez que a fachada é composta quase por completa de vidros, não sendo possível a instalação de outro tipo de material, o calor absorvido do sol cujos raios solares incidem durante praticamente todo o dia na fachada do imóvel, fez-se necessário um estudo sobre conforto térmico e deste retirada a solução para este problema.
Como vínhamos de um estudo sobre referências de arquitetos e havia em nosso grupo pessoas que estudavam sobre o arquiteto belgo Victor Horta que tem dentre suas principais obras a criação da clarabóia da Casa Tassel (1892-93), elaboramos a criação de uma clarabóia com brises fixos, a fim de continuar com o conceito, já adotado pela empresa, de máxima captação de luz solar e auxiliar a circulação de ar no interior do imóvel, adotando o sistema de ventilação cruzada




A loja Peugeot de Limeira necessita de um espaço onde possa recepcionar seus clientes com total conforto mantendo uma relação de amizade e confiabilidade com os mesmos. Em contrapartida, há a preocupação em “esconder” acessos restritos a funcionários além do objetivo principal que é sanar a falta de ventilação existente no local. Sendo necessário assim, um projeto que sigam as tendências atuais, mas que atenda as necessidades específicas do cliente.
Dentro deste contexto, através do levantamento arquitetônico realizado pelo grupo, estão previstos no projeto:
• Colocação de revestimento da fachada;
• Retirada do piso existe para efeito de projetos hidráulicos e elétricos;
• Colocação de um novo revestimento no piso – este mais contemporâneo;
• Instalação de estrutura metálica para a construção de um mezanino onde além de um espaço memorial haverá nichos de poltronas onde as pessoas poderão esperar para serem atendidos ou por algum serviço a ser efetuado na oficina Peugeot;
• Elaboração da escada e colocação de revestimento da mesma, que dará aceso ao mezanino;
• Abertura e colocação de clarabóia – esta que além de captar ainda mais entrada de luz para o espaço interno da loja, sanará o problema de ventilação, uma vez que contém brises fixos propositalmente planejados para atender tal necessidade;
• Fixação dos vidros da sala do executivo localizada no pavimento superior (mezanino);
• Fixação do parapeito do mezanino;
• Colocação do forro de gesso na sala de atendimento localizado a baixo do mezanino;
• Colocação de piso no espaço Kid´s;
• Reforma do café;
• Pintura;
• Colocação de mobiliário, luminárias e lâmpadas econômicas;
• Instalação das telas de arquitetura que cumprirão o papel de disfarçar o acesso restrito a funcionários bem como ser base para os painéis existentes no espaço memorial.

Ao iniciarmos nosso projeto, partimos para a resolução do nosso principal problema: falta de circulação de ar no interior da concessionária. Uma vez já definido que a clarabóia feita de vidros e brises fixos resolveria o problema citado, deu-se início a uma série de pesquisas referente à elaboração e colocação de tal material no interior do prédio. Definimos então a dimensão e posicionamento que esta deveria ocupar, ressalta-se neste ponto, ser de extrema importância tais estudos uma vez que mal posicionado ou então com dimensão errônea, não seria possível sanar o problema de circulação de ar e desta forma, não faria sentido algum o projeto como um todo.











DETALHES...

Segundo o gerente comercial da Peugeot Marché de Limeira, a empresa de tempos em tempos, prioriza seu foco de venda em algum produto específico, sendo este geralmente o último modelo lançado. Pensando nisso, surgiu a idéia de projetar um móvel cuja principal função é destacar um produto, no caso, um modelo de veículo, dos demais. O design curvo nos foi possível através da elaboração deste equipamento com o Corian.
Este material possibilita a criação de soluções inovadoras uma vez que pode adquirir, praticamente, qualquer forma, podendo ser curvada, como é no caso do projeto para a Peugeot, quando aquecida através de moldagem ou usinagem. Assim que esfria dentro do molde já está em seu formato final e pode ser desenformada.
Na parte interna do equipamento, através da tecnologia de reprodução de vídeos e imagens, serão obtidas informações quanto ao modelo como especificações e opcionais de série. Para o setor de merchandising da Peugeot, este será um ótimo aliado para fixar a imagem e rentabilidade do produto.
A dimensão do expositor é de 4,60X 4,29x 2,10m.



PROJETO MOBILIÁRIO...

No projeto como um todo, nos utilizamos de alguns mobiliários específicos e eficazes para cada atividade desenvolvida. É o caso, por exemplo, das mesas de atendimento ao cliente. Como é de nosso conhecimento existe toda uma regra sobre ergonomia mobiliária, pesquisamos e nos utilizamos de peças que se enquadrem neste contexto, sendo confortáveis e utilitárias. Evidentemente, assim como no exemplo mencionado, nos utilizamos de materiais contemporâneos, uma vez que o produto exposto na loja da marca Peugeot está totalmente relacionado a estes tipos de formas.
A minúcia descrição desses móveis pode ser obtida no item 6.4.9 Especificação de Materiais. Porém, em aulas específicas sobre ergonomia e mobiliário, tivemos de criar, individualmente, móveis que poderiam ou não, ser utilizado no projeto de interior da loja Peugeot. De qualquer forma, este móvel deveria obedecer à regra de ser criado a partir de um ou mais verbos. Dentre nós, utilizaram-se os verbos: informar, entreter, escrever, pintar e brincar.


A idéia não é despadronizar o conceito arquitetônico já existente ( Blue Box) mas sim aplicar na fachada elementos mais condizentes com a marca.















RENDERIZAÇÕES...

























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