sábado, 3 de setembro de 2011

Projeto Loft Faal - Prof. Clarissa



Ao longo do semestre passado e este, presente, estivemos estudando o conceito fundamental, ao qual se baseia de um modo geral, todo o contexto do curso, que é o abrigo. Compreendemos que o abrigo, que não necessita ser fixo e tão pouco ter uma forma padrão, deve oferecer proteção, praticidade e sobre tudo conforto, isso sem mencionar que deve atender as necessidades específicas de cada indivíduo, ou seja, deve contém as características pessoais do ser.
Ao desenvolver o projeto do loft de nossa cliente, nossa preocupação foi adequar o espaço as necessidades de Cláudia bem como fazer com que este se torne cada vez mais o seu lar e não apenas sua moradia. O intuito principal então é suprir todas as necessidades mentais, espacionais /organizacionais e espirituais de Jacques.
Encontramos neste projeto o desafio de criar soluções a fim de proporcionar maior privacidade e conforto para Cláudia. Mesmo não havendo nenhuma solicitação e restrição por parte da cliente, observamos, através do briefing, que Jacques não queria espaços fechados, pois gosta do fato que no loft se tem tudo ao alcance da visão e, assim, torna-se mais fácil a prática de multi-tarefas.
Nossa proposta mudaria a paginação de teto e piso de todo o loft e o banheiro – que tem seu espaço físico mal aproveitado. Ainda, sugerimos a criação de um armário personalizado em seu quarto, de uma cozinha, de um Home Office, de um espaço fitness e a reestruturação da área de serviço, a fim de agregar conforto e praticidade à vida da cliente e charme a residência.


Claudia Cardoso-Fleck é designer gráfica, artista digital e educadora. É Mestre em Belas Artes em Arte Computacional pela Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. De origem brasileira, interessa-se pela forma como a sociedade percepciona e relaciona a espiritualidade com a beleza, a consciência e o tempo. Interessa-se pelo estudo da cibernética, tecnoética e moistmedia como meios para activar a consciência e o auto conhecimento físico e espiritual, bem como processos educacionais e abordagens que fomentem nas novas gerações a aprendizagem e percepção de si mesmas. Tendo se mudado para um loft na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, quer que o projeto de Interiores crie um espaço onde sinta prazer em estar sozinha e que seja ideal para receber os amigos.

Os artistas que buscavam lugares amplos e baratos para morar e trabalhar ocuparam antigos galpões industriais e os transformaram em ateliês e moradia. Mas foi na década de 80 que esse novo “estilo de vida” se expandiu pelo mundo.As características principais dos lofts são os ambientes integrados,pé direito duplo, janelas altas e tubulações hidráulicas e elétricas aparentes.

Todo o projeto, desenvolvido pelos renomados arquitetos Adriano Stancati e Daniele Guardini, é uma homenagem à atriz campineira: Cláudia Raia. O ambiente é inspirado em sua personalidade e imagem feminina, sofisticada e como artista talentosa, completa e ousada. A proposta foi criar um refúgio onde ela pudesse ter seu momento de relaxamento ou desconcentração para se preparar para um espetáculo.
Uma antiga estufa, tombada pelo patrimônio histórico de Campinas, abriga o Loft da Celebridade. Os ambientes são todos centralizados permitindo circulação por ambos os lados, e apesar de bem definidos (cozinha de apoio, living, quarto, escritório, banho e closet), são totalmente integrados.
Seguindo um estilo contemporâneo e sofisticado, o âmbar, dourado, branco, cru e marrom, predominam no ambiente, combinando com a pintura natural decorrente de oxidação no telhado de vidro da estrutura. Os móveis exclusivos promovem a interação entre linhas retas e puras com objetos arredondados, tudo confeccionado em madeira, laca, seda, vidro e mármore nacarado super exótico.
Foram empregadas também, soluções inteligentes, como elevação do piso insuflado com ar-condicionado, persianas romanas nas laterais e no teto das áreas preservadas, banheira com borda infinita e uma TV, que percorre em trilho, todo o ambiente, garantindo conforto e bem-estar.


O intuito da elaboração do painel semântico foi tentar transferir os pensamentos e sentimentos de Cláudia para objetos e/ou cenas, os quais acreditamos que exemplificam a forma como Jacques vê e compreende o mundo.Conforme fomos tendo mais informações sobre nossa cliente, vimos que algumas imagens podem não condizer com o nosso objetivo, porém nos serviu como base justamente por apontar características específicas de Cláudia.
O nosso conceito retiramos da entrevista feita com a cliente.


Desde o início do projeto, o grupo atentou-se ao fato de que seria preciso um novo layout para o loft. Uma das regras impostas para execução do projeto é a criação de um ambiente para exposição do projeto de Cláudia - “Mixing Realities”. Como já citamos anteriormente, a localização da porta do banheiro, assim como a disposição dos objetos em seu interior implicavam em uma má organização física fazendo com que o ambiente perdesse espaço. Outro ponto, pensado por nós, é o fato de que não há nenhum tipo de separação e assim nenhum tipo de privacidade no que diz respeito à área de serviço, esta que dá acesso a entrada do banheiro. Pensando nesta privacidade, mas não nos esquecendo da idéia de ambientes amplos, imaginamos a criação de um armário que ajudaria no isolamento visual deste ambiente e serviria como apoio no armazenamento de utensílios e produtos.



Com o surgimento de novas necessidades, houve um aperfeiçoamento na idéia da porta do banheiro. De início, havíamos pensado em uma porta de correr, mas a proposta foi descartada uma vez que o modelo não se adequou ao espaço. A área reservada para a exposição do Mixing Realities e o armário de apoio na área de serviço não sofreram alterações. Com a planta baixa em mãos, fomos estudando ponto a ponto quais seriam as alterações a serem realizadas e com isso chegamos ao nosso projeto final. Além das alterações citadas acima, incluímos na proposta a criação de um armário no dormitório já que a cliente não se adapta a idéia do closet. Partindo para os próximos pontos, sugerimos a criação de uma cozinha funcional, de um espaço Fitness, de um Home Office e de uma charmosa sala de estar. Finalizando o projeto, pensamos em bancadas de apoio para que Cláudia pudesse utilizá-las da forma que melhor conviesse a partir de qual atividade estivesse realizando no momento.















A partir da idéia de criar um ambiente que relatasse a linha da vida de Cláudia, colocamos de um dos lados do loft, três pontos chaves do projeto. Primeiro, uma parte reservada ao passado, esta que representamos através de porta-retratos com fotos antigas da cliente (família, amigos, cenas). Segundo, a qual representa o presente é simbolizada através de um relógio, este que incessantemente procuramos o que continha em seu design, o mesmo formato do conceito. O terceiro ponto representa, obviamente, por uma luminária, o futuro.


Um comentário: